A revista norte – americana GOOD publicou um interessante estudo estatístico sobre a forma como a sociedade do país tem visto a questão do aquecimento global ao longo dos anos.
Os resultados são pouco animadores. Entre 2008 e 2010 registou-se um aumento de quase 15% na reposta “inseguro” relativamente à questão “As alterações climáticas estão a ocorrer?”. “Não estão a ocorrer” também aumentou, mas de forma menos significativa.(Figura 1)
Figura 1: "As alterações climáticas estão a ocorrer?" era uma das perguntas do inquérito.
Para estes resultados muito têm contribuído campanhas de desinformação como este anúncio publicitário exibido no estado da Califórnia, pago por duas companhias petrolíferas. No vídeo a protagonista defende que “quer fazer a sua parte no aquecimento global” mas as soluções devem esperar até “as pessoas estarem novamente a trabalhar”. Ora, este argumento é falacioso: o investimento na mitigação do aquecimento global cria emprego (um estudo da Universidade de Massachusetts afirma que o investimento em energias limpas pode criar milhões de novos postos de trabalho).
No lado das boas notícias, ainda relativamente ao estudo divulgado pela GOOD, metade dos inquiridos concorda com a Universidade de Massachusetts: as medidas de redução do aquecimento global irão criar mais empregos. Já 86% querem que o Governo limite as emissões de poluentes pelas empresas.
Todos os dados do estudo podem ser consultados aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário